segunda-feira, 5 de março de 2012

PROPOSTA CURRICULAR DE INGLÊS


PROPOSTA CURRICULAR DE INGLÊS
SÉRIES 6º, 7º, 8º, 9º ANO
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DO ENSINO DE INGLÊS
O contato permanente com outros povos e culturas, facilitado pelo enorme avanço nos meios de transporte e comunicação, exigem que a educação se volte à formação de cidadãos com acesso a várias línguas estrangeiras e, em especial, à língua inglesa, enquanto língua franca. O domínio dessas línguas facilita, por sua vez, a integração dos indivíduos nesse novo “mundo sem fronteiras” e torna-se imprescindível para o desenvolvimento do senso crítico e da valorização da cultura materna. Entretanto, este mundo está impregnado de relações de poder: entre as pessoas, instituições, formas de conhecimento, etc.
Segundo Padilha (2004, p. 14), a interculturalidade pode contribuir para “superar tanto a atitude de medo quanto a de indiferente tolerância frente ao ‘outro’, construindo uma disponibilidade positiva da pluralidade social e cultural.”
Santos (2004, p.154) define intercultural como:
[...] ação integradora capaz de suscitar comportamentos e atitudes comprometidas com princípios orientados para o respeito ao outro, às diferenças, à diversidade cultural que caracteriza todo o processo de ensino/aprendizagem de línguas, seja ele de línguas ou de qualquer outro conteúdo escolar. É o esforço para a promoção da interação, da integração e cooperação entre os indivíduos de diferentes mundos culturais. É o esforço para se partilhar as experiências, antigas e novas, de modo a construir novos significados.
Discutir questões inter (culturais) em sala de aula não significa, portanto, a mera transmissão de informações culturais estanques. Significa adotar a perspectiva do intercultural como processo de diálogo, comunicação entre pessoas ou grupos pertencentes a culturas diferentes (nacionalidades, origem social, gênero, ocupação, etc.), que promove a integração e o respeito à diversidade e permite ao educando encontrar-se com a cultura do outro sem deixar de lado a sua própria, ou seja, incentiva o respeito a outras culturas, a superação de preconceitos culturais e do etnocentrismo.
O art. 32 da LDBEN (1996) declara que o objetivo primordial do Ensino Fundamental é a formação básica do cidadão. A cidadania, portanto, tornou-se o eixo principal da educação fundamental no Brasil.
Com esse olhar, propõe-se valorizar a influência da língua inglesa na formação de uma sociedade humana e cidadã, reafirmando a importância e a complexidade do trabalho daquele que ensina, de quem aprende e da valorização de um outro idioma.
Com base nesse princípio, esse documento aponta que os objetivos a serem atingidos com o ensino de LE ao final do Ensino Fundamental. Espera-se que o aluno:
  • Tenha vivenciado, na aula de LE, formas de participação que lhe possibilitem estabelecer relações entre ações individuais e coletivas;
  • Seja capaz de usar a língua em situações de comunicação oral e escrita;
  • Compreenda que os significados são sociais e historicamente construídos e, portanto, passíveis de transformação na prática social;
  • Tenha maior consciência sobre o papel das línguas na sociedade;
  • Reconheça e compreenda a diversidade lingüística e cultural, bem como seus benefícios
para o desenvolvimento cultural do país.
Assim, tal aprendizagem, componente curricular obrigatório a partir dos anos finais do Ensino Fundamental, deverá também contribuir para a constituição de identidades dos alunos sujeitos como agentes críticos e transformadores ao longo da Educação Básica.

OBJETIVOS GERAIS
  • Aumentar a autopercepção do aluno como ser humano e como cidadão, enfocando o engajamento discursivo do aprendiz, ou seja, sua capacidade de se engajar e engajar outros no discurso de modo a poder agir no mundo social;
  • Desenvolver o ensino de Inglês balizado pela função social desse conhecimento na sociedade brasileira. Tal função está, principalmente, relacionada ao uso que se faz do inglês via leitura, embora se possa também considerar outras habilidades comunicativas;
  • Enfocar o uso sociointeracional da linguagem, pois, ao se engajarem no discurso, as pessoas consideram aqueles a quem se dirigem ou quem se dirigiu a elas na construção social do significado;
  • Desenvolver estratégias de leitura de textos informativos ou que contenham modos de proceder e métodos de trabalho;
  • Identificar a língua inglesa como um sistema de comunicação, percebendo-se como parte integrante de um mundo plurilíngüe e compreendendo o papel hegemônico que algumas línguas desempenham em determinado momento histórico;
  • Vivenciar uma experiência de comunicação humana, pelo uso de uma língua estrangeira, no que se refere às novas maneiras de se expressar e de ver o mundo, refletindo sobre os costumes ou maneiras de agir e interagir e as visões de seu próprio mundo, possibilitando maior entendimento de um mundo plural e de seu próprio papel como cidadão de seu país e do mundo;
  • Reconhecer que o aprendizado da língua inglesa lhe possibilita o acesso a bens culturais da humanidade construídos em outras partes do mundo;
  • Construir conhecimento sistêmico, sobre a organização textual e sobre como e quando utilizar a língua inglesa nas situações de comunicação, tendo como base os conhecimentos da língua materna.


COMPETÊNCIAS DO 6º ANO
  • Explicitar o sentido que counting-out rhymes tem na cultura dos países de língua inglesa;
  • Ampliar o vocabulário dos alunos;
  • Compreender textos em inglês com informações sobre eventos culturais.
  • Reconhecer objetos utilizados em aula;
  • Compreender a história por seu contexto;
  • Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento;
  • Desenvolver a postura de leitor e ouvinte;
  • Compreender a história por seu contexto;
  • Incentivar a prática da leitura, o desejo e o prazer de ler;
  • Conhecer as cores;
  • Conhecer as partes do corpo humano;
  • Distinguir o uso das preposições;
  • Contrastar as formas verbais to be e verb there to be;
  • Empregar o artigo a e an;
  • Conhecer as ocupações em inglês.


HABILIDADES DO 6º ANO
  • Produzir textos de indicação literária e organizar, em forma de varal, mural, placas ou catálogo, uma bibliografia - para sugerir à comunidade escolar boas leituras;
  • Selecionar informações relevantes para a escrita do texto;
    Socializar com o grupo a idéia de produzir um álbum de família, discutindo como ele poderá ser organizado;
  • Procurar compreender o significado de palavras desconhecidas;
  • Propor questões orais sobre vocabulário (palavras cognatas, palavras conhecidas, inferência de palavras desconhecidas a partir do contexto e das ilustrações;
  • Ampliar vocabulário;
  • Conhecer os cumprimentos;
  • Conhecer os pronomes pessoais;
  • Preencher os espaços com verb to be;
  • Utilizar o verb to be na forma negativa, afirmativa e interrogativa;
  • Apontar os pronomes pessoais em diferentes enunciados;
  • Nomear os diferentes tipos de alimentos;
  • Relacionar meses, estações e anos;
  • Aprender as horas em inglês;
  • Comparar os números ordinais a cardinais;
  • Demonstrar em frases as os pronomes interrogativos;
  • Conjugar as formas verbais can;
  • Empregar os possessives pronouns;
  • Escrever os números e datas;
  • Empregar o possessive adjective;
  • Nomear os objetos da sala de aula;
  • Enumerar e aprender as partes de uma casa;
  • Pesquisar diferentes espécies de animais;
  • Escrever os nomes de brinquedos em inglês;
  • Aprender e ilustrar as roupas;
  • Relacionar dados de identificação.

EIXOS NORTEADORES DO 6º ANO
You know a lot of English
  • I’m…;I’m from…;My name’s…
  • What’s your name?
  • Where are you from?
  • Long and short Forms: am(‘m) and is(‘s)
  • Colors
  • Forms
English in your life
  • Imperative (Affirmative and Negative)
  • How old are you?
  • Numbers 1-50
  • Objects in class
  • Tema transversal: Cidadania – O papel da lingua inglesa no mundo
School Life
  • Where is...?
  • It’s(right) here/ It’s
  • What´s your favorite subject?
  • How do you spell…?
  • Alphabet
  • School objects
  • Tema transversal: Ética e cidadania – A aprendizagem do inglês como língua estrangeira
Family matters
  • This is Family
  • Personal pronouns( singular)
  • To be present/singular: affirmative and interrogative form
  • Numbers 10-100
People at work
  • Personal pronouns (plural)
  • To be present/(plural and singular; affirmative, negative and interrogative form
  • Professions
  • Adjectives
How about some fruit?
  • What this/that?
  • Fruits
  • Plural forms

People
  • What is are…?
  • His/her
  • Country
  • Nationality
  • Adjectives
Great places
  • Where is/ are…?
  • Prepositions of places in, on, behind, under, between, next to
  • Places
  • Living room
Brazil is much more than that!
  • There is/there are (affirmative, negative and interrogative form)
  • Adjectives
  • Ordinal numbers
You can make a difference!
  • Can (ability) (affirmative, negative and interrogative form)
  • How many (can you see)?
  • Irregular plurals
  • Verbs action
  • Musical instruments

COMPETÊNCIAS DO 7º ANO
  • Empregar os verbos no presente;
  • Ampliar o vocabulário dos alunos;
  • Compreender textos em inglês com informações sobre eventos culturais;
  • Reconhecer objetos por suas características;
  • Ampliar vocabulário;
  • Aproximar-se do sentido do texto a partir da identificação de cognatos, do tema, do gênero textual e da situação de produção discursiva;
  • Reconhecer objetos utilizados em aula;
  • Reconhecer países onde a língua inglesa é falada;
  • Compreender a história por seu contexto;
  • Produzir textos de indicação literária e organizar, em forma de varal, mural, placas ou catálogo, uma bibliografia - para sugerir à comunidade escolar boas leituras;
  • Selecionar informações relevantes para a escrita do texto;
  • Procurar compreender o significado de palavras desconhecidas;
  • Distinguir o uso das preposições.


HABILIDADES DO 7º ANO
  • Identificar e compreender o uso dos verbos no imperativo no texto;
  • Preencher os espaços com verb to be;
  • Utilizar o verb to have na forma negativa, afirmativa e interrogativa;
  • Apontar os pronomes pessoais em diferentes enunciados;
  • Nomear os diferentes tipos de alimentos;
  • Relacionar meses, anos;
  • Aprender as horas em inglês;
  • Comparar os números ordinais a cardinais;
  • Demonstrar em frases as os pronomes interrogativos;
  • Usar o tempo simple present em todas as formas;
  • Conjugar as formas verbais can;
  • Escrever em todas as formas o tempo present continuous tense;
  • Escrever os números e datas;
  • Empregar o possessive case;
  • Identificar e nomear as partes do corpo humano.
EIXOS NORTEADORES DO 7º ANO
Teens
  • Verb to have
  • Verb to be
  • Verb can
  • Body
Amazing Sport
  • Possessive case
  • Whose
  • These/those
  • Objects sports

You are what you eat
  • Present progressive ( affirmative, negative and interrogative form)
  • Foods
  • Verbs action
  • Days of the week

That´s entertainment!
  • Simple present tense ( affirmative, negative and interrogative)
  • Questions and negative with to be/ can (review)
  • Videos games
  • Movie
  • O uso da língua inglesa para efeitos comerciais

Free time
  • Questions words: what, whem, where, what time
  • Prepositions of time: in – on – at
  • Months
  • What time is it?
  • Diferentes percepções sobre “atividades preferidas”

Fashion show
  • Interrogatives words: which and what
  • Clothes
  • Critérios importantes ao escolher uma roupa

A day in your life
  • Simple present ( affirmative form)
  • What time is it?
Safety on the internet
  • Simple present ( negative form)
  • Verbs about computer

Animals are awesome!
  • Simple present ( interrogative form)
  • Questions words
  • Adjectives
  • Adverbs time

Money talks
  • How much is/are
  • Prepositions: in front of, near, behind, next to
  • Cardinal numbers 1- 1000
  • Ordinal numbers/ Dates
  • Simbolos culturais relacionados a dinheiro
  • Vocabulary
  • Reading and write ( produção de textos e leituras)

COMPETÊNCIAS DO 8º ANO

  • Empregar corretamente as formas verbais going to e Will;
  • Empregar as formas verbais going to e will em discursos do cotidiano;
  • Aproximar os alunos do texto notícia e de suas principais características;
  • Tematizar os elementos que compõem o lead da notícia: quem, o quê, quando, onde e como;
  • Compreender o texto instrucional em inglês;
  • Sistematizar o uso dos verbos no modo imperativo, relacionando-os com as características do texto publicitário em geral;
  • Ampliar vocabulário e praticar listening and speaking;
  • Aproximar-se do sentido do texto a partir da identificação de cognatos, do tema, do gênero textual e da situação de produção discursiva;
  • Conhecer esse gênero textual em sua estrutura e função, percebendo características da linguagem das histórias em quadrinhos;
  • Estudar os tipos de balões, seqüência de diálogos, temática, etc.;
  • Reconhecer o gênero textual, identificar origem do texto e saber utilizar as informações nele contidas;
  • Ampliar o vocabulário dos alunos.


HABILIDADES DO 8º ANO
  • Selecionar informações relevantes para a escrita do texto;
  • Identificar as características desses gêneros de texto, incluindo os tipos de palavras e de estruturas lingüísticas presentes;
  • Identificar e compreender o uso dos verbos no imperativo no texto;
  • Identificar o assunto, reconhecer o gênero e o suporte do texto, identificar quem escreve para quem, com que intenção, para circular em que espaços;
  • Compreender textos em inglês com informações sobre eventos culturais.
  • Compreender a história por seu contexto;
  • Produzir textos de indicação literária e organizar, em forma de varal, mural, placas ou catálogo, uma bibliografia - para sugerir à comunidade escolar boas leituras.


EIXOS NORTEADORES DO 8º ANO
Time for celebration
  • Review Simple present; present progressive; can
  • Adjectives( opposites)
  • Tema transversal: Cidadania – Festividades brasileiras
Going on a field trip
  • Present progressive for future plans
  • Simple present X Progressive
  • Phrasal verbs
What´s on tv
  • Possessive Adjectives
  • Phrasal verbs
Art is everywhere
  • Subject pronouns / Object pronouns
  • Adjectives
What´s cooking?
  • Future with Going to
  • Words that rhyme
What´s in a name
  • To be (Simple Past: affirmative, negative and interrogative form)
  • Pairs meanings
Your kind of town
  • there + to be”( affirmative, negative and interrogative form)
  • Famous city in your nicknames
Special people
  • Simple past ( Regular verbs: affirmative, negative and interrogative form)
Rock, samba, and all that jazz!
  • Simple past ( Regular verbs: affirmative, negative and interrogative form)
  • Homographs
  • Reflexão sobre as preferências individuais diante da pressão do grupo
Troubled teens
  • Adverbs of manner
  • Adjectives
  • Leitura de textos diferentes, práticos informativos, literários;
  • Reading and write (produção de textos e leituras)





COMPETÊNCIAS DO 9º ANO

  • Construir consciência lingüística e consciência crítica dos usos que se fazem da língua inglesa;
  • Ler e valorizar a leitura em língua inglesa como fonte de informação e prazer, utilizando-a como meio de acesso ao mundo do trabalho e às diversas informações;
  • Desenvolver habilidades comunicativas (escrever, ler, ouvir e falar) de modo a poder atuar em situações diversas;
  • Compreender textos em inglês com informações sobre eventos culturais;
  • Ampliar vocabulário e entender a utilização de adjetivos para expressar sentimentos;
  • Conhecer esse gênero textual em sua estrutura e função, percebendo características da linguagem das histórias em quadrinhos;
  • Estudar os tipos de balões, seqüência de diálogos, temática, etc.;
  • Selecionar informações relevantes para a escrita do texto;
  • Ampliar vocabulário e praticar listening and speaking;
  • Compreender a história por seu contexto.

HABILIDADES DO 9º ANO
  • Identificar as características desses gêneros de texto, incluindo os tipos de palavras e de estruturas lingüísticas presentes;
  • Identificar os diferentes marcadores temporais indicadores de seqüência (After, Then, etc.);
  • Empregar os adjetivos, no grau comparativo de igualdade, em expressões típicas do cotidiano;
  • Diferenciar os verbos regulares de verbos irregulares;
  • Usar o present continuous tense em frases ;
  • Escrever frases usando os pronomes adjectives e pronouns;
  • Apontar em textos os adverbs;
  • Mostrar os objects pronouns;
  • Demonstrar os pronomes reflexivos;
  • Utilizar os modals verbs em contextos diferentes;
  • Empregar Adjetivos no grau comparativo de igualdade;
  • Reconhecer o gênero textual, identificar origem do texto e saber utilizar as informações nele contidas;
  • Identificar o assunto, reconhecer o gênero e o suporte do texto, identificar quem escreve, para quem, com que intenção, para circular em que espaços;
  • Produzir textos de indicação literária e organizar, em forma de varal, mural, placas ou catálogo, uma bibliografia - para sugerir à comunidade escolar boas leituras.


EIXOS NORTEADORES DO 9º ANO
What do you do for a living?
  • Review of Simple Present
  • Simple Past
  • Can (ability)
  • Occupation
  • School language
The world of fashion
  • Questions words
  • Simple Past – Review
  • Phrasal Verbs
What´s new?
  • Past progressive ( affirmative, negative, and interrogative form)
  • American English / British English
A cleaner planet
  • The Comparative forms of adjectives
  • Words homophones
  • Ideias para preservação do planeta
Our small world
  • The Superlative of adjectives
  • Adjectives


Teens have a voice
  • Countable and uncountable nouns Many x Much / Few x Little, a lot of
  • Words homophones
  • Trabalho e ética – Trabalho infantil e juvenil
Communication
  • Modal verbs: can- could - should - may/ must - have to
  • Body language
  • Object Pronouns
  • Multiculturalismo – Linguagem não verbal
Let´s make it a better world!
  • Future with will
  • Adjectives – er
  • Reflexive pronouns

Relationships
  • Should
  • Must (n´t) ; Have to
  • Passive voice
  • Relatives expression
T is for teens. t is for talent!
  • Relative pronouns: who - which – that – whose - whon
  • Conditional Tense
  • Verb to say and to tell – direct and indirect speech
  • Leitura de textos diferentes, práticos informativos, literários;
  • Reading and write ( produção de textos e leituras)


ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
Sabemos que os conhecimentos que se transmitem e se recriam na escola ganham sentido quando são produtos de uma construção dinâmica que se opera na interação constante entre o saber escolar e os demais saberes, entre o que o aluno aprende na escola e o que ele traz para a escola, num processo contínuo e permanente de aquisição, no qual interferem fatores políticos, sociais, culturais e psicológicos .
Sabemos, também, que “os processos de aquisição de conhecimento” se dão através de uma’’ atividade mental construtiva”, a partir das capacidades pessoais já construídas, em situações de interação com a realidade física e social.”Assim, o conhecimento não é visto como algo situado fora do individuo (...). É, antes de mais nada, uma construção histórica e social, na qual interferem fatores de ordem cultural e psicológica.”
Dessa maneira, as situações de aprendizagem atuam como estímulos e desafios para o desenvolvimento das habilidades de pensamento, tais como: atenção, memória, abstração, comparação, diferenciação e julgamento. No entanto, estas mesmas situações de aprendizagem só podem ser eficazes se estiverem adequadas aos conteúdos e conceitos já incorporados e ao nível alcançado de desenvolvimento dessas habilidades, o que torna necessária a identificação do nível de desenvolvimento da criança ou do jovem educando.
Contudo, o trabalho didático-metodológico deverá, assim, propiciar ao aluno a construção de seu conhecimento e o desenvolvimento de habilidades que o levem a ampliar sua capacidade de aprendizagem e a exercer a cidadania.
Dentro dessa concepção de aprendizagem, a linha de trabalho pedagógico nesta proposta sustenta-se:
  • No estabelecimento de situações de aprendizagem desafiadoras, em que a problematização desperte no aluno o interesse e o desejo de saber e torne o conhecimento significativo;
  • No estímulo à formulação de hipóteses relativa a novos conceitos;
  • Na construção de conhecimentos novos a partir de relações com os conhecimentos anteriormente adquiridos;
  • No desenvolvimento da capacidade de abstração, tendo como ponto de partida as operações concretas;
  • No desenvolvimento da capacidade de articular conhecimentos e informações com outras áreas do saber e com situações da vida prática;
  • Na capacidade de sintetizar, selecionar e avaliar com o propósito de apropriar criticamente dos novos conteúdos e aplicá-los na vida prática.



AVALIAÇÃO

Como avaliar se define a partir da concepção de ensino e aprendizagem, da função da avaliação no processo educativo e das orientações didáticas postas em prática. A avaliação acontece sistematicamente durante as atividades de ensino e aprendizagem, é preciso que a perspectiva de cada momento da avaliação seja definida claramente, para que se possa alcançar o máximo de objetividade possível.
Para obter informações em relação aos processos de aprendizagem, é necessário considerar a importância de uma diversidade de instrumentos e situações, para possibilitar, por um lado, avaliar as diferentes capacidades e eixos norteadores em jogo e, por outro lado, contrastar os dados obtidos e observar a transferência das aprendizagens em contextos diferentes. Portanto para que a avaliação seja eficaz os alunos serão avaliados através dos seguintes aspectos:
  • Execução de exercícios;
  • Desempenho das atividades propostas;
  • Observação da prática de leitura;
  • Atividades extraclasses;
  • Toda produção do aluno individual e em grupo;
  • Somatória de pontos atribuídos entre todos os trabalhos e atividades adicionadas a prova bimestral escrita;
  • Provas e testes;
  • Observação diária;
  • Participação em aula.







REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PADILHA, P. R. Currículo intertranscultural: novos itinerários para a educação. São Paulo: Cortez, Instituto Paulo Freire, 20042002.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: língua estrangeira. Brasília: MEC/SEF, 1998.Educação Média e Tecnológica. Brasília: MEC; SEMTEC,
SANTOS, Denise Links: English for teens / Denise Santos, Amadeus Marques -1ª. - Ed. – São Paulo: Ática, 2009. Obra em 4 volumes para alunos do 6º ano ao 9º ano.
SANTOS, E. M. Abordagem Comunicativa Intercultural (ACIN): uma proposta para ensinar e aprender língua no diálogo de culturas. Campinas: 2004. Tese. Universidade Estadual de Campinas, 2004.

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