PROPOSTA
CURRICULAR DE HISTÓRIA
SÉRIES 6º, 7º,
8º, 9º ANO
FUNDAMENTAÇÃO
TEÓRICA DO ENSINO DA HISTÓRIA
A História é o
estudo das sociedades humanas ao longo do tempo. Seu objetivo é
identificar mudanças e permanências de modo que possamos
compreender as transformações sociais formadora de nossa identidade
coletiva. Nesse sentido, ela exerce um papel crítico em relação à
memória: ela indaga não só o que lembramos, mas como e porque
lembramos.
Por meio do estudo
do passado podemos compreender melhor nosso presente de forma a
orientar nossas ações de modo efetivo e consciente. A globalização
da economia e o rápido avanço tecnológico característico do tempo
atual têm produzido mudanças aceleradas e contínuas.
Segundo o
historiador Marc Bloch, “a
incompreensão do presente nasce da ignorância
do
passado”.
Mas, para ele, de nada adianta conhecermos o passado se nada sabemos
do presente. Em outras palavras, não se pode perder de vista o
compromisso com os problemas e indagações do tempo presente. Por
essa razão, o historiador, em seu trabalho de investigação, deve
utilizar o método do duplo movimento: conhecer o passado através do
presente e conhecer o presente através do passado. (Bloch, Marc.
Apologia da História, ou, O ofício do Historiador).
O movimento pela
destruição do passado coloca para toda a sociedade, e em particular
para os historiadores a difícil tarefa de combater o esquecimento e
preservar a memória coletiva, base para a afirmação da identidade
cultural de todos os povos, grupos e indivíduos.
A perspectiva
multifocal da presente proposta é representar a diversidade das
experiências humanas e as relações que existem entre elas não
deixando de lado as mudanças que processam na sociedade, como à
formação do mercado e da cultura e os impactos da industrialização
sobre o meio ambiente, em decorrência do uso irracional dos recursos
naturais.
Nesse sentido a
história é o estudo das ações humanas no passado e no presente,
assim sendo com esse estudo, é possível conhecer como diferentes
sociedades organizam suas vidas, se relacionam com a natureza. O
conhecimento das ações humanas no decorrer do tempo acontece por
meio dos vestígios, marcas deixadas pelas diferentes c=sociedades e
selecionadas como objeto e fonte de investigação histórica.
No entanto todos os
vestígios que informam sobre as ações humanas ao longo do tempo
tornam-se indispensáveis documentos ao servirem de fonte para os
estudos históricos: documentos oficiais, livros, depoimentos orais,
fotografias, desenhos, filmes e muitas outras evidências da vida de
um povo e de uma época.
A vigente proposta
tende a analisar fontes, pois os documentos não falam por si mesmos.
Eles só falam quando são interrogados. Interrogar os documentos
decompô-los, avaliar a sua credibilidade e competência, identificar
suas possíveis intenções e compará-los a outros testemunhos.
OBJETIVOS
GERAIS
- Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo nas suas histórias, semelhanças e diferenças, continuidades e descontinuidades, conflitos e contradições sociais;
- Situar acontecimentos históricos no tempo e relacioná-los segundo critérios de anterioridade, posterioridade e simultaneidade;
- Perceber-se como sujeito capaz de contribuir para mudanças históricas;
- Dominar procedimentos de pesquisa escolar, de interpretação e produção de textos, de legendamento de imagens, de uso de diferentes linguagens: escrita, verbal, visual, etc.;
- Valorizar a cidadania como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, desenvolvendo atitudes de solidariedade, cooperação, respeito às diferenças e repúdio às injustiças, as desigualdades sociais e a todas as formas de preconceitos;
- Posicionar-se criticamente em relação ao seu entorno social e aos meios de comunicação;
- Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade, reconhecendo-a como um direito dos povos e indivíduos e como um elemento de fortalecimento da democracia.
COMPETÊNCIAS
DO 6º ANO
- Compreender a História como estudo dos seres humanos no tempo;
- Conhecer o trabalho do historiador e os diferentes tipos de fontes históricas;
- Apresentar o conhecimento histórico como uma construção;
- Destacar a importância do trabalho do arqueólogo como estudioso das sociedades antigas e modernas;
- Construir com os alunos a noção de sujeito histórico, individual e coletivo, cultura, etnocentrismo e a percepção de que não há cultura superior à outra;
- Conscientizar o alunado de que vivemos em uma sociedade multicultural e pluriétinica e estimular atitudes de tolerância e respeito ao outro;
- Trabalhar a noção de tempo e suas dimensões: duração, sucessão e simultaneidade;
- Introduzir a noção de tempo psicológico, tempo cronológico, tempo histórico e periodização e destacar que o calendário é o resultado de um acordo, uma convenção.
HABILIDADES
DO 6º ANO
- Trabalhar o conceito de fontes históricas, bem como os tipos de fonte para saber o modo como se constrói o conhecimento;
- Construir noções de cultura e diversidade cultural;
- Trabalhar com os alunos a idéia de etnocentrismo com base em imagens das criações culturais de diversos povos em diferentes tempos;
- Destacar a origem da vida na Terra;
- Abordar as diferentes visões sobre a origem do ser humano; debater sobre o evolucionismo e o criacionismo;
- Enfatizar sobre os primeiro povoados da Terra;
- Argumentar sobre os seres humanos do neolítico aos do paleolítico;
- Familiarizar os alunos com o processo de construção do conhecimento científico;
- Trabalhar com os alunos o processo de formação das primeiras cidades e introduzir a noção de cidades-estados, reino e império;
- Enfatizar o trabalho de gerações de trabalhadores no sentido de criar condições suficientes para aproveitar os recursos do rio Nilo;
- Ampliar o estudo sobre a África, os africanos e seus descendentes;
- Destacar que a Bíblia é uma das fontes para a interrogação do passado;
- Retomar o conceito de etnocentrismo e de trabalhar a pluralidade cultural da China e países vizinhos;
- Relatar a história social e política da Grécia e suas realizações culturais;
- Refletir com os alunos sobre as campanhas políticas de Roma;
- Comentar sobre a degregação do Império romano do Ocidente.
EIXOS
NORTEADORES DO 6º ANO
História,
cultura e tempo
- História e fontes históricas
- Cultura e tempo
Pré-
história também é história
- Sobre a origem do ser humano
- Os primeiros povoados da Terra
Civilizações
da África e do Oriente
- Mesopotâmia
- Egito
- Hebreus, Fenícios e Persas
- China
Civilizações
do ocidente
- Roma Antiga
- O Império romano
- A crise de Roma e o Império Bizantino
Civilizações
do ocidente
- Grécia Antiga
- O mundo grego e a democracia
- A cultura grega
COMPETÊNCIAS
DO 7º ANO
- Entender que a sociedade feudal resultou da síntese de instituições romanas e germânicas;
- Perceber a importância da guerra na vida dos povos bárbaros e sua relação com a formação das realezas germânicas;
- Diferenciar as três ordens que compunham a sociedade feudal: o clero, a nobreza e os camponeses;
- Reconhecer as principais características da economia e da política na Europa medieval;
- Identificar as principais características da civilização árabe;
- Reconhecer nas culturas africanas pré-coloniais a presença de uma arte refinada e original;
- Desenvolver uma atitude de respeito diante das diferenças e repudiar qualquer forma de intolerância e discriminação;
- Entender a importância das atividades comerciais e agrícolas para a expansão da vida urbana na Europa a partir do século XI e identificar os grupos sociais que estão se desenvolvendo;
- Analisar as cruzadas destacando seus fatores e resultados econômicos e políticos;
- Comparar as cidades medievais com as cidades atuais, estabelecendo semelhanças e diferenças;
- Distinguir as características da pintura bizantina, da gótica e da renascentista;
- Comparar a Idade Média com o Renascimento e perceber as mudanças e permanências de período para o outro;
- Perceber as diferenças entre as doutrinas calvinistas, católica e luterana em relação à salvação do homem;
- Comparar as principais características da expansão marítima portuguesa com a espanhola;
- Respeitar e valorizar a cultura material e simbólica dos povos pré-colombianos como patrimônio da humanidade;
- Definir as principais características e instituições da América espanhola;
- Estabelecer diferenças e semelhanças entre a imigração para os Estados Unidos no século XIX e a dos dias atuais;
- Indicar os fatores que levaram os portugueses a cultivar cana-de-açúcar na América portuguesa;
- Localizar no tempo acontecimentos ligados à União Ibérica, à presença holandesa no nordeste colonial e o cultivo de açúcar;
- Compreender a polêmica historiográfica relacionada à caracterização da sociedade colonial.
HABILIDADES
DO 7º ANO
- Explorar o processo de ruralização da parte ocidental da população européia e o retorno à economia de subsistência;
- Estudar a Idade Média e a sua importância na formação da sociedade européia;
- Construir um conhecimento mais sólido sobre a história dos árabes e dos africanos;
- Produzir mosaicos presentes na cultura árabe, propor uma pesquisa em livros, revistas e na internet sobre como são produzidos os mosaicos;
- Sensibilizar e motivar os alunos para leitura de imagens relacionadas às construções urbanas, comparar as características da vida urbana com as do mundo do feudo;
- Refletir como seria a vida sem o comércio, e estabelecer a diferença entre o modo de viver na cidade e no campo;
- Conhecer o modo de vida dos povos que viviam na América antes da chegada dos europeus e valorizar o patrimônio cultural;
- Estabelecer semelhanças e diferenças entre a relação dos colonos com os indígenas nas colônias espanholas, portuguesas e inglesas;
- Comparar a Educação colonial com a de hoje, estabelecendo estabelecer semelhanças e diferenças.
EIXOS
NORTEADORES DO 7º ANO
A
formação da Europa Feudal
- Os germânicos entram no mundo romano
- A prática do colonato
- As realezas germânicas
Mundos
além da Europa
- A Arábia e os árabes
- Economia e cultura
- A África dos reinos ocidentais
Mudanças
na Europa
- Mudanças no campo e nas cidades
- A formação dos Estados europeus modernos
- O saber e as artes
- As revoltas no campo e nas cidades
Mudanças
na arte e na religião
- A cultura e a arte no Renascimento
- A Reforma Protestante
- A Contrarreforma
O
encontro entre dois mundos
- A expansão marítima portuguesa e espanhola
- América: terra de grandes civilizações
O
Império ultramarino português
- As conquistas portuguesas
- A colonização portuguesa na América
- A administração da América portuguesa
O
Nordeste Colonial
- A economia açucareira
- A vida nos engenhos
- Nem só de açúcar vivia a colônia
COMPETÊNCIAS
DO 8º ANO
- Reconhecer que a sociedade tem vários níveis de conhecimento histórico, uma história local, outra regional, outra nacional;
- Compreender o papel centra das disputas entre calvinistas e católicos;
- Compreender a exploração do ouro em Minas Gerais ao longo do século XIII que foi responsável por profundas transformações sociais;
- Refletir sobre os processos efetivos de ocupação do território durante o período colonial;
- Estimular a discussão sobre o que pensam os alunos a respeito da educação indígena;
- Fazer com que os alunos se aproximem da noção de conhecimento defendida pelo projeto iluminista, que tem como essência a orientação científica e racional;
- Refletir sobre o mundo do trabalho hoje com base na interpretação de fotografias;
- Identificar as diferenças fundamentais entre as colônias do Norte e as do Sul;
- Discutir sobre a Revolução Francesa com base em texto e imagem;
- Fazer com que os alunos reflitam sobre sua sociedade, procurando pensá-la como um universo não homogêneo e pacífico, mas conflituoso e culturalmente diversificado;
- Desenvolver reflexões sobre as mudanças de vida promovida por Dom João e discutir em que medida essas transformações alcançaram as diferentes camadas sociais;
- Fazer comparação entre a primeira Constituição e a Carta Constitucional atual;
- Promover discussão sobre o que é uma caricatura e o que uma obra dessa natureza tem ao representar a realidade;
- Estabelecer vínculos entre as teorias sociais e a experiência concreta da realidade;
- Entender fontes históricas, estimular a reflexão sobre a Educação e o voto do analfabeto;
- Distinguir os momentos históricos em suas especialidades;
- Compreender a Proclamação da República, baseados na observação e comparação de imagens sobre momentos históricos distintos;
- Descobrir características do modo de vida e da organização social do arraial de Canudos.
HABILIDADES
DO 8º ANO
- Promover a observação e a análise de um determinado conjunto arquitetônico, buscando, por meio dele, perceber vestígios históricos significativos;
- Ler e interpretar imagens e estabelecer relações entre a exploração mineral à preservação ambiental;
- Propiciar uma leitura espacial da ocupação do território durante o período colonial;
- Fazer com que os alunos se aproximem da noção de conhecimento defendido pelo projeto iluminista;
- Estimular o aluno a fazer uma reflexão sobre a extração de minérios no Brasil contemporâneos;
- Favorecer o desenvolvimento de atitudes de tolerância e respeito em relação às diferença, essenciais à convivência democrática;
- Orientar os alunos a estabelecer as conexões entra as ideias econômicas do iluminismo e seus princípios políticos e filosóficos;
- Facilitar o entendimento do texto e refletir sobre o que representa um determinado momento histórico e o processo de industrialização na vida das pessoas;
- Refletir sobre os motivos da expansão cultural dos Estados Unidos e de que modo essa condição hegemônica foi alcançada;
- Estimular os alunos a refletir sobre denominações atribuídas pelo poder estabelecido a fontes ou acontecimentos históricos;
- Desenvolver a capacidade dos alunos de construção de argumentações políticas;
- Ensinar a leitura de caricaturas e identificar a relação da mesma com a realidade;
- Explorar as diversas maneiras como discutir as mudanças advindas com a Revolução industrial;
- Comparar as condições de trabalho em meados do século XIX comparando-as com as dos dias atuais;
- Propor a familiarização do aluno com conceitos para a história contemporânea;
- Interpretar documento imagético e estabelecer relações entre seus possíveis significados e o conteúdo conceitual estudado;
- Questionar os critérios de identidade cultural que hegemonicamente definem o perfil do brasileiro;
- Descobrir algumas características do modo de vida e da organização social do arraial de Canudos.
EIXOS
NORTEADORES DO 8º ANO
A
consolidação da presença européia na América
- A colônia em expansão
- O ouro das Gerais
- A consolidação do território colonial português
- A igreja na América portuguesa
As
grandes mudanças
- O século das luzes
- A Revolução Industrial
- América inglesa: do cotidiano à conquista da liberdade
- O governo de Napoleão Bonaparte
O
processo de independência das colônias das Américas portuguesa e
espanhola
- Revoltas e conflitos na colônia portuguesa
- A independência das colônias da América espanhola
- O Brasil conquista sua soberania
- O império brasileiro em perigo: as regências
- Dom Pedro II no poder: transformações e conflitos
Mudanças
na Europa e a exploração da Ásia e da África
- O movimento social dos trabalhadores
- A unificação da Itália e da Alemanha
- O neocolonialismo
O
início da República brasileira
- Mudanças no Segundo Reinado brasileiro
- A República brasileira
- Canudos e cangaço: guerra no sertão
COMPETÊNCIAS
DO 9º ANO
- Caracterizar a Segunda Revolução Industrial e diferenciá-la da Primeira Revolução Industrial;
- Identificar os fatores que contribuíram para os fluxos migratórios do século XIX e o início do século XX;
- Reconhecer a responsabilidade dos colonizadores europeus e as dos próprios africanos na situação de pobreza que assola a África Subsaariana;
- Classificar os modelos de organização empresarial oligopolista surgidos com a Revolução Industrial;
- Sintetizar as diferenças entre dois pontos de vista a respeito do imperialismo;
- Perceber o impacto da industrialização no meio ambiente;
- Comparar a vida nas grandes metrópoles do final do século XIX com a das cidades atuais;
- Caracterizar a estrutura política brasileira definida pela Constituição de 1891;
- Identificar as características do regime republicano implantado no Brasil em 1889;
- Explicar a guerra de Canudos e o cangaço, inserindo-os no quadro socioeconômico e político do sertão nordestino no inicio do regime republicano;
- Reconhecer a importância do movimento operário do inicio do XX na conquista de muitos direitos garantidos ou ampliados pela Constituição de 1988;
- Identificar os fatores que levaram à Primeira Guerra Mundial e os resultados advindos desse acontecimento;
- Compreender as razões que levaram à queda do czarismo e à revolução socialista na Rússia;
- Caracterizar as principais expressões artísticas surgidas na Europa nos anos 1920, assim com a Belle Époque;
- Reconhecer os principais acontecimentos da Segunda Guerra Mundial e destacar os resultados do conflito na configuração do mundo bipolar;
- Caracterizar o Estado Novo do ponto de vista político, econômico e social e compreender o contexto em que esse regime foi instalado;
- Reconhecer o rádio como o mais forte veículo de comunicação da Era Vargas, ao mesmo tempo meio de diversão, informação e propaganda política.
HABILIDADES
DO 9º ANO
- Compreender o que foi a Segunda Revolução Industrial, discutir sobre as novas expressões artísticas;
- Entender a estrutura política brasileira definida pela Constituição de 1891;
- Discutir as formas de relação com a Europa do início do século XX;
- Elaborar cordel para compreender a cultura de nosso país;
- Reconhecimento dos fatores que levaram à Primeira Guerra Mundial;
- Enfatizar as principais características do Realismo Socialista;
- Analisar os fatores que provocaram a Primeira Guerra Mundial e o cenário pós-conflito;
- Esclarecer que a crise de1929 resultou retração da capacidade de consumo;
- Explorar a dualidade que marcou a figura política de Vargas e o seu governo;
- Compreender o conceito de bipolaridade mundial e estabelecer comparação com a situação atual;
- Incentivar o debate de temas sociais, como a reforma agrária e os direitos trabalhistas;
- Estudar o significado da queda do Muro de Berlim na instauração de uma nova ordem mundial;
- Caracterizar o processo de globalização compreendendo as suas contradições e o debate que divide os defensores e os críticos desse fenômeno;
- Abordar alguns fatores que caracterizam o mundo contemporâneo;
- Explicar o desenvolvimento sustentável, destacando medidas que podem ser tomada para promover um novo modelo de desenvolvimento.
EIXOS
NORTEADORES DO 9º ANO
A
era do Imperialismo
- Segunda Revolução Industrial
- As novas tecnologias
- O surgimento das sociedades de massas
A
República chega ao Brasil
A
questão escravista no Brasil Imperial
- A Proclamação da República no Brasil
- A Guerra dos Canudos
- Reformas e revoltas na capital
A
primeira Guerra e a Revolução Russa
- A guerra e seus resultados
- A revolução socialista na Rússia
- A arte e a cultura na Europa dos anos 1920
A
crise do capitalismo e a Segunda Guerra Mundial
- Os regimes autoritários tomam conta da Europa
- A expansão do Eixo e a Segunda Guerra Mundial
- O avanço dos aliados
A era Vargas
- A Revolução de 1930 e o Governo Provisório
- Entre a Ditadura e o governo constitucional
- A Ditadura do Estado Novo
- Educação e cultura na Era Vargas
O Mundo Bipolar
- A Guerra Fria
- Indústria, Cultura e Esportes
- A descolonização da África
- Revolução na Ásia
Democracia e
Ditadura no Brasil
- O Brasil depois de 1945
- Os “Anos Dourados”
- O Governo João Goulart e o Golpe de 1964
- A redemocratização e o governo Sarney
A Nova Ordem
Mundial
- O fim da União Soviética
- A globalização e seus efeitos
- O Brasil na Nova Ordem Mundial
- Um balanço do Brasil Contemporâneo
ORIENTAÇÕES
DIDÁTICAS
O
ensino de História é uma tarefa que exige do docente domínio sobre
os instrumentos que tem em mãos, de modo que para elaboração se
sua proposta de aula e utilização dos recursos é necessária uma
preparação que antecede o próprio trabalho. Assim, é recomendável
que antes da realização de qualquer atividade os alunos estejam
instruídos sobre os objetivos e o material que precisam para sua
execução.
Para tanto esta
proposta baseia-se na idéia de que os conhecimentos históricos
tornam-se significativos para os alunos, como saber escolar e social,
quando contribuem para que eles reflitam sobre as vivências e as
produções humanas,materializadas no seu espaço de convívio direto
e nas organizações das sociedades de tempo e espaços diferentes
reconhecendo-as como decorrentes de contradições e de regularidades
históricas.
Nesse sentido,
sugere-se para o ensino de historia, conteúdos e situações de
aprendizagem que possibilitam aos alunos refletir criticamente sobre
as convivências e as obras humanas. Para a abordagem de conteúdos
propostos são favorecidas, assim as diferentes leituras de jornais,
revistas, debate sobre problemas de bairro ou da cidade e as
pesquisas de cunho social e econômico entre a população.
Problematização e interpretação de uma série de acontecimentos
da vida coletiva por meio de escritas, desenhos, livros, fotografias
instrumentos e ferramentas de trabalho, utensílios, vestimentas e
etc.
Para que os alunos
dimensionem sua realidade historicamente é importante que o docente
crie situações de aprendizagens escolares instigá-los a
estabelecer relações entre o presente e o passado, o especifico e o
geral, as ações individuais e as coletivas. Nesse sentido
participando e opinando, aos poucos, os alunos aprendem como proceder
de modo autônomo no futuro.
AVALIAÇÃO
Compreende-se a
avaliação como um instrumento de diagnostico das competências e
habilidades desenvolvidas pelo educando no decorrer do processo de
ensino-aprendizagem.
Para ampliação
desse processo é importante que avaliação seja contínua e que não
aconteça apenas em momentos isolados. Nesse sentido a avaliação
visa contemplar as especialidades e habilidades prévias dos alunos e
ocorrer durante todo o processo de ensino-aprendizagem e não somente
numa data específica.
A avaliação também
contém instrumentos que permitem ao Educando reconhecer suas
conquistas e dificuldades esclarecendo os desafios que devem ser
vencidos.
Portanto, o processo
de construção do conhecimento nesse sentido é dinâmico, não
linear, assim avaliar a aprendizagem implica em avaliar o ensino
ofertado também pelo Educador.
Para a realização
desta concepção de avaliação apresentam-se alguns critérios
avaliativos:
- Verificar os conhecimentos prévios dos alunos e possibilitar a eles a tomada de consciência de suas limitações;
- Avaliar por meio da observação sistemática do aluno com a ajuda de planilhas de acompanhamento;
- Trabalhar as atitudes dos alunos utilizando-se do diário de classe ou instrumento semelhante para fazer as anotações;
- Estimular a competência do aluno na produção, leitura e interpretação de textos e imagens;
- Ajudar o aluno a ganhar autonomia e a desenvolver a autocrítica.
Em função dessas
expectativas e de como avaliar, a avaliação deve permitir que
alunos que se encontram em variados graus de desenvolvimento possam
revelar o que aprenderam. Além disso, a avaliação também é
entendida como uma forma de o professor problematizar o próprio
trabalho, conforme apontam os Parâmetros Curriculares Nacionais de
História para o Ensino Fundamental.
A avaliação não
revela simplesmente as conquista pessoais dos jovens ou do grupo de
estudantes. Ela possibilita ao professor problematizar o seu
trabalho, discernindo quando e como intervier e quais as situações
de ensino-aprendizagem mais significativas. [...] nessa linha, [o
professor] deve aprender a registrar as situações significativas
vividas no processo de ensino, procurar conhecer experiências de
outros docentes e socializar as suas com outros educadores.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
ALENCASTRO,
Luiz Felipe de (Org.). História
da vida privada no Brasil:
Império. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. V. 2.
BRASIL.
Parâmetros Curriculares Nacionais: História. Brasília:
MEC/SEF.1998 P.40-41.
NAPOLITANO,
Marcos. Como usar a televisão na sala de aula. São Paulo: Contexto,
1999. (Como usar na sala de aula).
PARÂMETROS
CURRICULARES NACIONAIS: Apresentação dos temas transversais e
ética. Brasília: MEC, 1998.v.8.
PROJETO
ARARIBÁ: historia / organizadora Edital Moderna; obra coletiva
concebida desenvolvida e produzida pela a Editora Moderna; editora
responsável Maria Raquel Apolinário. – 2. Ed. – São Paulo:
Moderna, 2007. Obras em 4v. para alunos de 6º ao 9º ano.
“componente curricular: historia”
SALIBA,
Elias Thomé. Raízes
do riso:
a representação humorística na história brasileira: da Belle
Époque aos primeiros tempos do rádio. São Paulo: Companhia das
Letras, 2002.
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