PROPOSTA
CURRICULAR DE ARTE
Séries
– 6º, 7º, 8º, 9º ano
FUNDAMENTAÇÃO
TEÓRICA DA DISCIPLINA DE ARTE
A arte permite um
grande conhecimento para o Educando. É através deste trabalho que
acontece o processo de socialização entre o Educador e o Educando,
ou seja, entre as pessoas. Segundo a LDB – Lei nº 9394/96 o ensino
da arte é obrigatório nas Instituições de Ensino. E segundo os
PCN’s o ensino da arte é área específica do conhecimento,
relacionada ao processo de ensino aprendizagem com as demais áreas
da grade curricular. O Educando se expressa livremente através de
técnicas, manifesta suas emoções e seus interesses. Assim as
palavras, os gestos e os movimentos são uma linguagem constituída
em uma forma de comunicação com o mundo.
Sendo forma de
comunicação e expressão, deve a aula de artes ser livre. Deve-se
dar ao aluno a oportunidade para expressar naturalmente, ensinando
algumas técnicas. Orientar os alunos em todos os aspectos,
favorecendo a aprendizagem em todas as áreas de trabalho.
O importante em uma
aula de artes é que o Educando sinta que ele é capaz e que tenha a
oportunidade de expressar não só com as mãos, mas também com o
corpo todo, pois a técnica da arte não é só o trabalho artesanal,
mas engloba vários tipos de atividades como: promover a formação
integral do aluno, desenvolver a imaginação, despertar interesse
pela arte, desenvolver a coordenação motora, proporcionar maior
facilidade de se expressar e enriquecer experiências através de
vários tipos de atividades.
O fundamental é
manter-se num estado de total liberdade para poder expressar-se com
desenvoltura, mostrar sua visão de mundo, compreender as pessoas, os
objetos, a natureza, lutar pro suas idéias, suas invenções,
consolidar sua identidade pessoal e seu estilo próprio de ser.
Afinal
falar, contar, dançar, desenhar, pintar são manifestações inatas
a todos os seres humanos. Em essências somos todos artistas, ninguém
nasce pronto, cada dia aprendemos um pouco e colocamos em prática o
que aprendemos.
Por
tanto viver feliz é saber viver com muita arte, tanto para
relacionar-se bem com as pessoas, conhecendo os benefícios que a
vida oferece, como para produzir e apreciar todas as artes em geral.
OBJETIVOS
GERAIS
A arte em Educação,
por muito tempo foi considerada uma atividade de distração,
divertimento e passatempo. Hoje, no entanto, ela tem o status de um
valioso recurso como reflexão, compreensão dentre outros fatores,
com conteúdos próprios ligados à cultura artística e não apenas
a atividades. Afinal, esses são alguns dos objetivos principais do
Ensino Fundamental contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais. A
Arte’’ que um dia foi denominada Educação Artística, desse
modo está interligada com todos os outros componentes da Grade
Curricular, com a responsabilidade de contribuir fundamentalmente com
o aprendizado do aluno em todos os aspectos. Por dar movimento,
sensibilidade e capacidades indispensáveis ao desenvolvimento
humano, a disciplina de Artes constitui um aspecto essencial para o
aproveitamento do Educando nas demais disciplinas.
Para tanto, diante
do pressuposto o ensino da arte tem como objetivos a serem
alcançados:
- Excitar o aluno para o sentido artístico, harmonioso e para usufruir da obra de artes, nas suas mais variadas revelações;
- Dar oportunidade à expressão artística do aluno através de diversos materiais e formas;
- Permitir ao aluno o acesso ao mundo artístico erudito e popular, oferecendo, para isso, o instrumento mínimo necessário quanto à terminologia, informação histórica e noções de técnica;
- Sugerir propostas de ação que leve o discente a relacionar o fazer artístico com o conhecimento adquirido;
- Levar ao aluno informações da agenda cultural da nossa localidade, do próprio município e até de regiões circunvizinhas para que ele possa escolher eventos para ver e/ou participar e formar opiniões sobre os diversos assuntos da cena cultural;
- Orientar, sempre que necessário, a elaboração de propostas de atividades de outras disciplinas que busquem um resultado estético mais adequado para uma apresentação final de um determinado trabalho;
- Apreciar a arte como uma atividade enriquecedora, construtivista e como importante instrumento de transmissão de valores e cultura.
COMPETÊNCIAS
DO 6º ANO
- Observar e analisar as formas que produz e do processo pessoal nas suas correlações com as produções dos colegas;
- Selecionar e tomar decisões com relação a materiais, técnicas, instrumentos na construção das formas visuais;
- Reconhecer a importância das artes visuais na sociedade e na vida dos indivíduos;
- Identificar produtores em artes visuais como agentes sociais de diferentes épocas e culturas: aspectos das vidas e alguns produtos artísticos;
- Reconhecer e valorizar a parte social da organização de sistemas para documentação, preservação e divulgação de bens culturais;
- Observar a cultura local e intervir com algo que possa chamar a atenção do aluno;
- Compreender os conceitos de músicas e danças;
- Destacar algumas histórias infantis e lendas como produto de nossa sociedade;
- Desenvolver um breve histórico sobre artes plásticas bem como a pintura, escultura e arquitetura;
- Apresentar alguns artistas plásticos para tomarem um rápido conhecimento a respeito dos mesmos.
HABILIDADES
DO 6º ANO
- Criar e construir formas plásticas e visuais em espaços diversos (bidimensional e tridimensional);
- Reconhecer e utilizar os elementos da linguagem visual representando, expressando e comunicando por imagens: desenho, pintura, gravura, modelagem, escultura, colagem, construção, fotografia, cinema, vídeo, televisão, informática, eletrografia;
- Reconhecer as propriedades expressivas e construtivas dos materiais, suportes, instrumentos, procedimentos e técnicas na produção de formas visuais;
- Experimentar, utilizar e pesquisar materiais e técnicas artísticas (pincéis, lápis, giz de cera, papéis, tintas, argila, goivas) e outros meios (máquinas fotográficas, vídeos, aparelhos de computação e de reprografia);
- Contato freqüente, leitura e discussão de textos simples, imagens e informações orais sobre artistas, suas biografias e suas produções.
EIXOS
NORTEADORES DO 6º ANO
Artes
visuais
- Cores primárias ou secundárias;
- Ilustração de texto;
- Geometria;
- Recortes e colagem;
- Desenho livre;
- Criando com palitos de fósforo;
- Atividades decorativas com latas;
- Sacolinhas divertidas;
- Colagem com sementes;
- Cestinhas de brinde;
- Móbiles e dobraduras;
- Aulas recreativas;
- Atividades com canudinho de refrigerantes;
- Caixinha decorada;
- Atividades com garrafa pet;
- Montagem com recorte de papel;
- Confecção de cartões.
Músicas
e danças
- Músicas folclóricas, e outros ritmos populares;
- Dança, forró, carimbó, brega, sertanejo e outros;
- Confeccionar instrumentos musicais com materiais reciclados.
Teatro
e fantoches
- Histórias infantis e algumas lendas;
- Confecção de máscaras diversas;
- Fantoches de balões, de sacola de plásticos, sacos de papel, caixas, etc.
Artes
plásticas
Breve histórico
sobre a pintura, escultura e arquitetura; e alguns artistas plásticos
em destaque dentre eles podemos destacar: Antônio Gaudi, Antônio
Francisco Lisboa (aleijadinho), etc.
Desenho
geométrico
- Recortes e colagem com figuras geométricas;
- Sólidos geométricos (cubo, prisma, pirâmide);
- A geometria na arquitetura;
- Poliedros – definição – nomenclatura – classificação – planificação – montagem.
- Criação de casas com poliedros – uso de materiais reciclados: caixinhas de remédios, de pastas de dentes, e outras caixas (trabalho individual);
- Criação de vilas com as casas criadas (trabalho em grupo).
Cores
- Primárias, secundárias, terciárias, frias, quentes, complementares e neutras;
- Harmonia das cores: monocromia, isocromia e policromia.
Ilustração
- De números;
- De letras;
- De palavras;
- De textos;
- Poesias.
Folclore
- As diferentes manifestações folclóricas brasileiras;
- Biografia de Monteiro Lobato.
Geometria
- Desenho geométrico;
- Recortes e colagem com figuras geométricas;
- Sólidos geométricos;
- Linhas verticais, horizontais e inclinadas.
Gravuras
- Definição de gravuras;
- Reprodução, redução e ampliação de gravuras.
Compositores
- Definição de músico, poeta, escritor, literato, desenhista, arquiteto e escritor.
- Recorte e colagem
- Recorte e colagem com tecido;
- Decomposição de gravuras;
- Colagem com materiais diversos.
COMPETÊNCIAS
DO 7º ANO
- Observar e analisar as formas que produz e do processo pessoal nas suas correlações com as produções dos colegas.
- Selecionar e tomar decisões com relação a materiais, técnicas, instrumentos na construção das formas visuais.
- Reconhecer a importância das artes visuais na sociedade e na vida dos indivíduos.
- Identificar produtores em artes visuais como agentes sociais de diferentes épocas e culturas: aspectos das vidas e alguns produtos artísticos.
- Reconhecer e valorizar a parte social da organização de sistemas para documentação, preservação e divulgação de bens culturais.
- Observar a cultura local e intervir com algo que possa chamar a atenção do aluno;
- Compreender os conceitos de músicas e danças;
- Destacar algumas histórias infantis e lendas como produto de nossa sociedade;
- Desenvolver um breve histórico sobre artes plásticas bem como a pintura, escultura e arquitetura;
- Apresentar alguns artistas plásticos para tomarem um rápido conhecimento a respeito dos mesmos.
HABILIDADES
DO 7º ANO
- Trabalhar de forma dinâmica os conteúdos apresentados;
- Realizar trabalhos em grupo e individual;
- Articular a relação da arte do passado e presente de forma dinâmica através de trabalhos e documentos diversos;
- Favorecer a compreensão dos acontecimentos artísticos no decorrer do tempo, ou seja, os vários processos artísticos que compõem o passado;
- Sugerir a problematização do assunto a ser estudado, para despertar o interesse dos alunos;
- Apresentar conteúdo conceitual, estabelecer relações, comparações e conceituar eventos artísticos;
- Fazer abordagem a partir de documentos artísticos por meio de imagens, textos, desenho história em quadrinhos, simetria, fotografia e outros.
EIXOS
NORTEADORES DO 7º ANO
Desenho
- Os desenhos e suas formas;
- Desenhos cegos, figurativo geométrico, abstrato, ilustrativo, de memória de Observação.
História
em quadrinhos
- Mangá, personagens, vinhetas, letreiro, balões, onomatopéias, expressões Fisionômicas;
- Criação de uma história em quadrinhos.
Simetria
- Simetria real, aproximada, assimétrica;
- Composição com as forma positivo e negativo.
Ponto
- Definição de ponto geométrico gráfico e físico;
- Técnica do pontilhismo;
- Artista que utilizam a técnica do pontilhismo.
Fotografia
- Historia da fotografia;
- Alguns fotógrafos famosos;
- A foto, mas famosa do mundo – Che Guevara.
Gravuras
- Composição, redução e ampliação de gravuras.
Ícones
- A importância dos ícones;
- Criação de ícones.
COMPETÊNCIAS
DO 8º ANO
- Reconhecer o desenho que pelo traço acentua ou revela certos aspectos de pessoas ou fatos;
- Usar o papel quadriculado ou desenhos em forma de círculos; destacar certos tipos de desenhos humorísticos;
- Entender o meio pelo qual se faz crítica social e política;
- Apresentar um levantamento sobre a biografia de Ziraldo, Antonio Goeldi e Estevão Silva da Conceição;
- Introduzir a história do mosaico;
- Refletir sobre a criação de mosaicos bizantina;
- Comparar diversas formas de texturas feitas com fios, cordas, fitas, lãs, etc;
- Conhecer as obras do mosaico no Brasil.
HABILIDADES
DO 8º ANO
- Comparar e construir fachadas de casas, igrejas, parques e outros;
- Trabalhar a composição geralmente formando figuras feitas com pedaços de cerâmica, pedra, papel e tecidos fixados sobre uma base adequada;
- Apresentar e realizar atividades em que as obras do mosaico no Brasil passaram a ser construídas através da arte de Estevão da Conceição com a construção da sua casa na favela Paraísopolis;
- Apresentar aos alunos algumas particularidades sobre a arquitetura de Goeldi;
- Trabalhar o conceito de textura com vários elementos encontrados no cotidiano e na arte;
- Aplicar o conceito da história da arte desde a pré-história à arte grega.
EIXOS
NORTEADORES DO 8º ANO
Caricatura
- Definição de caricatura;
- Dicas para criação de caricaturas;
- Cartum;
- Charge;
- Biografia de Ziraldo.
Mosaico
- A história do mosaico;
- Mosaico na arquitetura;
- Biografia de artista que utilizam o mosaico;
- Mosaico bizantino;
- Conceitos e etapas do mosaico;
- O mosaico no Brasil;
- Arquitetura de Gaudi.
Textura
- A textura em elemento encontrada no cotidiano e na arte;
- Textura com tintas;
- Textura com fios;
- Textura com lixa.
A
linha
- Definição de linha quanto ao traçado e a forma;
- Definição de linha reta e segmento;
- Linha perpendicular, paralela, convergente e divergente;
- Desenhos com figuras geométricas.
Pintura
- Técnicas de pinturas (pintura com esponja, pintura com pinceis).
- Os mestres da pintura brasileira (Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Di Cavalcante, Candido Portinari).
História
da arte
- Arte pré-história;
- Arte Grega;
- Arte Romano;
- Arte Egípcia.
COMPETÊNCIAS
DO 9º ANO
- Saber utilizar os conceitos da geometria através de polígonos, triângulos e quadriláteros;
- Combinar leituras e observações baseando-se no Renascimento, Modernismo, Barroco, Dadaísmo, Realismo e Surrealismo;
- Conscientizar o alunado da importância dos grandes mestres da pintura com Michelangelo, Giotto, Da Vinci dentre outros;
- Apresentar de forma clara os trabalhos de reprodução, ampliação e redução;
- Trabalhar o processo de logotipo e tangram.
HABILIDADES
DO 9º ANO
- Comparar e construir polígonos regulares e irregulares triângulos, quadriláteros e suas classificações;
- Trabalhar os movimentos artísticos citados pelo Renascimento, Modernismo (Impressionismo, expressionismo e o cubismo);Dadaísmo, Realismo, Surrealismo;
- Apresentar e realizar atividades em que as obras do mosaico no Brasil passaram a ser construídas através da arte de Estevão da Conceição com a construção da sua casa na favela Paraísopolis;
- Apresentar aos alunos algumas particularidades sobre a arquitetura de Goeldi;
- Trabalhar o conceito de textura com vários elementos encontrados no cotidiano e na arte;
- Aplicar o conceito da história da arte desde a pré-história à arte grega.
- Compreender e trabalhar com atividades que envolvam logotipos e suas definições e a importância da cor na composição;
- Compreender e trabalhar com o tangram e saber quais etapas para a construção do mesmo.
EIXOS
NORTEADORES DO 9º ANO
Geometria
- Polígonos regulares e irregulares e suas classificações;
- Triângulos;
- Quadriláteros.
Movimentos
artísticos
- Renascimento;
- Modernismo (Impressionismo, expressionismo e o cubismo);
- Barroco;
- Dadaísmo, Realismo, Surrealismo.
Pintura
- Biografia dos grandes mestres da pintura (Michelangelo, Giotto, Da Vinci, Picasso, Van Gogh, Gauguim Revour, Degas e outros;
- Técnica da pintura em isopor.
Reprodução,
ampliação e redução
- Gutenberg e a imprensa;
- Ampliar detalhes de desenho usando o quadriculado como escala;
- Apresentação das técnicas de reprodução, ampliação e redução.
Logotipos
- Definição de logotipos;
- A importância da cor na composição do logotipo;
- Criação de logotipos.
Tangram
- Introdução ao tema;
- Etapas para a construção do tangram circular e tangram quadrado;
- Jogos do tangram.
ORIENTAÇÕES
DIDÁTICAS
A arte ocupa um
lugar intermediário entre a estética, a teoria geral da arte e a
história da arte. Com a estética, participa da investigação
filosófica da criação artística. Ao contrário do que faz a
história descritiva da arte, procura investigar as leis do
desenvolvimento artístico, considerando-as sob o ângulo
historicista. Ao procurar fixar o ritmo desse desenvolvimento, visa
estabelecer o sentido da história da arte.
Ao longo dos tempos,
e à medida que se sucederam as gerações, a arte experimenta
mudanças em sua maneira de ser e cabe a arte avaliar a importância
dessas modificações. Uma vez que, como expressão da consciência
humana, a arte se acha intimamente ligada aos grandes movimentos
culturais de cada época e interagindo sempre com as demais
disciplinas.
Face a isto, as
aulas de arte antes de tudo devem ser dialogadas e expositivas
(vice-versa) mediante o material que conter no interior da escola e
também se valer de recursos da natureza, papeis diversos e
diferentes texturas.
Na Unidade de Ensino
a arte deve ser interativa, participativa e é claro
interdisciplinar. Trabalhar com artistas já consagrados e citados
anteriormente, conhecer nossa própria história e nossos problemas
sociais.
Entender a arte é
descrever a beleza e o poder da música, das letras, as raízes
culturais e conhecer a história da arte brasileira onde esta nos
leva a resgatar momentos históricos significativos, compreendendo
atitudes e ações e compreender o contexto atual da humanidade.
AVALIAÇÃO
A avaliação
devera pautar-se nas características individuais e especifica do
aluno, enfatizando o grau de autonomia e discernimento que este
possui. Para tanto, os instrumentos deveram adequar-se aos conteúdos
objetivos, estando inseridos no processo de ensino aprendizagem,
tornando a avaliação útil tanto para o aluno quanto para o
professor, de maneira que ambos possam dimensionar os avanços e
dificuldades.
Nesta perspectivas,
a avaliação devera ter um caráter continuo compreendido pelas
fases diagnostica formativa e final. A avaliação diagnostica
fornece dados para elaboração do projeto de desenvolvimento dos
conteúdos, a formativa permite um ajuste das ações educativas e a
final avalia a aquisição de conteúdos e conceitos.
Desta forma,
pretende- se avaliar o aluno quanto a:
- Segurança para experimentar, tentar e arriscar em situações propostas em aulas ou em situações cotidianas de aprendizagem artística.
- Participação adequada das atividades, respeitando as regras, a organização, com empenho em utilizar os movimentos adequados á atividade proposta.
A metodologia
usada não pode ser baseada no mecanicismo e na repetição de
movimentos padronizados e técnicos, pois a aprendizagem se tornara
restrita. A ação motora não pode ser fragmentada e desvinculada do
significado social, coletivo e individual, ela deve refletir uma
pratica social.
Nesta perspectiva,
a metodologia adotada deve priorizar a participação de todos os
alunos, sendo que a seleção dos aptos deve ser excluída, pois isto
gera frustrações em relação às habilidades e suas competências.
A proposta metodológica que ora è apresentada se baseia nas
praticas artísticas amplas e diversificadas que tenham significado
fora do universo escolar. Aborda-se a complexidade que garanta a
participação dos alunos nas aulas em igualdade de oportunidades, no
intuito de desenvolver suas potencialidades.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
ARTE
BRASIL. São Paulo: Abril Cultural, 1979. 2v.
BARBOSA,
Ana Mae. A imagem no ensino da Arte. São Paulo: Perspectiva, 1994.
BRASIL.
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares
Nacionais: arte. Brasilia: MEC/SEF, 1998.
DUARTE
JÚNIOR, J.F. Por que Arte-educação? 16. ed.São Paulo: Papirus,
2005.
LIVRO
DIDÁTICO 4: O ensino de artes de 6º ao 9º ano/Giovânia Maurício
Dias de Pontes – Natal, RN: Paidéia, 2005.
VELLO,
Valdemar. Artes: pranchas de linguagem visual: viver feliz com muita
arte!: Volume 2/ Valdemar Vello, Mônica Colucci, Paula Ariane. –
Ed. reform. – São Paulo: Scipione, 2008.
Li ,gostei ,muito bom ,os objetivos bem elaborados .As atividades me animaram para trabalhar determinados conteudos .Parabens.
ResponderExcluirÓtimo.
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