PROPOSTA
CURRICULAR DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA
SÉRIES 6º 7º
8º E 9º ANO
FUNDAMENTAÇÃO
TEÓRICA
É imprescindível o
ensino da disciplina de Educação Religiosa nas instituições
escolares, todavia deve ser ministrada com cautela evitando uma
posição monopolista e proselitista. É inegável que no mundo
contemporâneo o ser humano valorize mais os aspectos sociais e
materiais do que os dogmas religiosos.
O espaço escolar
deve proporcionar a todo indivíduo a oportunidade de refletir sobre
as questões fundamentais da existência humana, interpenetrando
teoria e prática. É bom lembrar que o homem visa alcançar seu
estado de realização integral, buscando sempre paz de espírito e
segurança, é nesse aspecto que a religião desempenha sua função
social, uma vez que o objeto de estudo é o transcendental.
O
art. 33 da Lei nº 9394/96 diz o seguinte acerca da religião nas
dependências escolares:
O enunciado do art.
33 da LDB fundamenta a importância da disciplina nas escolas,
assegurando ao cidadão o direito à liberdade de escolha diante da
pluralidade religiosa em nosso país. O universo religioso sempre é
sensível matizado e pleno de sentidos, assumindo para cada sujeito
peculiar papel na vida. Qualquer religião lida com os matizes de
revelações, ordenações e alianças com o Eterno, por isso a
liberdade de crença é assunto do foro íntimo do indivíduo, é
questão de consciência, fé livremente escolhida e aceita nos seus
princípios e decorrências.
Assim espera-se que
não só no período escolar, mas ao longo da vida o ser humano
entenda a formação histórica da idéia do transcendente e
compreenda a estrutura religiosa nas organizações humanas,
contemplando as diferenças do outro, a partir do contexto sócio –
político – cultural, colocando o bem comum acima de seus
interesses ou vantagens.
OBJETIVOS GERAIS
- Favorecer ao aluno o conhecimento sobre os elementos básicos que compõem os fenômenos religiosos, a partir do seu contexto sociocultural;
- Conceder ao educando a oportunidade de refletir sobre a história e origem dos textos sagrados, relacionando-os com as práticas religiosas nos diferentes grupos;
- Compreender que a idéia do Transcendente em cada tradição religiosa se constitui no valor supremo de uma cultura, e que é de suma importância que o educando exteriorize suas idéias religiosas, reverenciando as diferenças do outro;
- Compreender que em quase toda estrutura religiosa o objeto de estudo é o Transcendente.
- Analisar a estrutura religiosa como um todo se colocando como parte integrante dela, se posicionando de forma lógica diante dos questionamentos, relacionando o conhecimento religioso adquirido com o seu próprio contexto;
- Destacar os valores morais como subsídios importantes para o crescimento pessoal e social de cada indivíduo;
- Analisar as mudanças e permanências na religião, articulando as perspectivas que contemplem a singularidade das diferentes tradições religiosas;
- Conhecer as possíveis respostas dadas perante o fato morte, orientadoras das verdades de fé, da valorização em atitudes éticas e expressas em diferentes métodos de relacionar-se com o Transcendente, consigo mesmo, com o outro e com o mundo.
COMPETÊNCIAS
DO 6º ANO
- Compreender o mistério da Natureza através de uma historia do menino e o mar;
- Refletir sobre a beleza artística através da religião;
- Perceber os inúmeros significados atribuídos aos símbolos religiosos por diferentes grupos;
- Compreender as inúmeras maravilhas do corpo humano e aprender a gostar do mesmo;
- Refletir sobre os alicerces importantes na construção de cada denominação religiosa, enfatizando o significado das revelações oriundas do Transcendente;
- Trabalhar a divisão da Bíblia diferenciando o Antigo do Novo Testamento;
- Reconhecer quando o ser humano é bom ou quando é corrompido para a maldade;
- Demonstrar através do livro de Gênesis a importância da Ecologia e as inúmeras belezas deixadas por Deus para o ser humano;
- Compreender que amizade é aceitar o outro com todos os seus defeitos, confiar nele e ser responsável pelo seu bem estar;
- Entender que não basta só ter sabedoria, mas ser a sabedoria, vivenciar e por em prática;
- Compreender o que é ser cristão e tentar fazer o mundo melhor, respeitar o próximo e a natureza;
- Compreender que o Novo Testamento está integrado de 27 livros, divididos em quatro grupos e giram em torno da vida de Jesus.
HABILIDADES DO 6º
ANO
- Discernir sobre o espetáculo da natureza manifestada pela ciência e pela religião;
- Reconhecer a presença da virtude na beleza artística e as maravilhas do corpo humano;
- Entender a importância da Bíblia na formação histórica dos povos;
- Reconhecer a presença do transcendente a partir dos textos sagrados e nas divindades diversas;
- Entender os ritos realizados pelos fiéis como uma forma de sentir a presença do transcendente;
- Identificar nos cultos religiosos a base que dá sustentabilidade e valoriza o transcendente como parte integrante de toda estrutura religiosa;
- Reconhecer se o próprio ser humano é bom ou mal para si mesmo
EIXOS NORTEADORES
DO 6º ANO
O
espetáculo da natureza
- O menino e o mar
- O poder de Deus sobre o universo
A
beleza artística
- Versículo inédito do Gênesis
As
maravilhas do corpo humano
- Ser feliz com nosso corpo
A
Bíblia
- Divisão da Bíblia
- Conteúdo do Antigo Testamento
- Conteúdo do Novo Testamento
Ser
bom – Religião e Ecologia
- Ser mais
- Bondade e ecologia
- Ser bom ou mau para si mesmo
Ser
amigo
- Ser amigo é ser companheiro
- O amigo das horas más
Ser
sábio
- É preciso aprender
- Nossas forças interiores
Ser cristão
- As epístolas
- O apocalipse
O novo testamento
- Os evangelhos
- Os atos dos apóstolos
COMPETÊNCIAS
DO 7º ANO
- Compreender a criação do mundo segundo a Bíblia e também conforme o que os cientistas pensam a respeito;
- Entender que a inteligência nos permite conhecer, compreender e modificar a realidade, descobrir e criar soluções para os problemas;
- Valorizar sua identidade religiosa na construção da família, escola e grupo social;
- Compreender que os símbolos religiosos são como uma ponte que nos liga ao Transcendente;
- Refletir sobre a própria liberdade, sabendo que é livre para suas próprias escolhas, mas também consciente das conseqüências que lhe trará o bom e o mau uso da liberdade;
- Perceber que a dimensão da ignorância se refere à falta de conhecimento ou ignorar o conhecimento é negar a captação e aceitação do conhecimento científico;
- Compreender que o ser humano é feito da mesma matéria e que, portanto possui o mesmo tipo de corpo, enfatizando que se há ou não fracasso, isso dependerá do existe dentro de cada um;
- Incentivar a ler a Bíblia de forma edificante começando pelo Novo Testamento;
- Proporcionar ao inicio de todas as aulas de religião uma leitura bíblica referente ao amor de cristo;
- Reconhecer os valores na sociedade contemporânea e as exigências da natureza humana em relação ao tema.
HABILIDADES
DO 7º ANO
- Relatar a criação do mundo segundo a Bíblia, que não pode ser entendido como tratado científico, mas como um poema da criação de Deus;
- Debater que a inteligência humana é um dom extraordinário que deve ser conhecido, cultivado e aproveitado;
- Reconhecer a distinção entre a verdadeira inteligência e o simples raciocínio (instrução, memória, cultura ou erudição;
- Discutir que a inteligência é uma questão de sensibilidade de espírito e não se aprende de maneira formal;
- Reconhecer que a liberdade depende muito do meio social em que vivem;
- Demonstrar que quem nasce e vive numa sociedade escravizada pelos vícios, pelo comunismo, pelas modas, pela ignorância e pelas superstições, encontra muita dificuldade em ser livre;
- Expressar que sempre o ser humano será capaz de melhorar a sua conduta moral sabendo usar o bom senso e a ponderação;
- Compreender a leitura bíblica com eficácia compreendendo este processo desde o Novo Testamento, fazendo as citações dos livros bíblicos corretamente e destinando um tempo diariamente para esta leitura;
- Responsabilizar-se por seus próprios valores, adotando hábitos de autocuidado, respeitando os limites dos valores estéticos, compreendendo esta constante busca;
- Atuar com perseverança na questão dos valores religiosos e morais para agir com responsabilidade em relação aos seus valores e aos dos outros;
- Posicionar-se de maneira coerente, sabendo até que ponto vão os valores materiais em diferentes culturas, classes sociais, crenças e outros;
- Reconhecer e interpretar o livro dos Provérbios afirmando a fé na dignidade inerente de todos os seres e no potencial intelectual, artístico, ético e espiritual da humanidade;
- Reconhecer que todos os seres são independentes e cada forma de vida tem valor, independente de sua utilidade para os seres humanos.
EIXOS
NORTEADORES DO 7º ANO
Somos gentes
- O inicio da Terra e da vida
- A criação do mundo segundo a Bíblia
Somos
inteligentes
- Novas descobertas sobre o cérebro humano
- Os animais são inteligentes
Somos livres
- O bom e o mau uso da liberdade
- A ignorância
- Os limites da liberdade
Somos capazes
- Tal como sementes
Como ler a bíblia
- Em busca do tesouro
- Citação dos livros bíblicos
Os valores
- O preço dos valores
- Os valores estéticos
- Valores materiais
- Os valores morais
- Valores religiosos
Ordem dos valores
- O diamante
- O livro dos provérbios
COMPETÊNCIAS DO
8º ANO
- Explorar sobre a influência do contexto familiar no desenvolvimento psicológico do adolescente;
- Esclarecer o conceito correto de liberdade, distinguindo-a de libertinagem provocada pelas más influências (grupos de adolescentes envolvidos no mundo da droga e da indisciplina perante a sociedade;
- Reconhecer que a igreja deve preocupar-se mais em mostrar a beleza de Deus em todos os seus setores de atividades: celebrativo, catequese, pastoral, etc.;
- Definir que Deus não precisa da nossa adoração é a humanidade que precisa adorar a Deus;
- Descrever que a fé só é realmente adquirida, se o mesmo admitir que ele próprio tenha sido criado pelo Pai e seu nascimento por meio de Maria;
- Descrever de acordo com o Novo Testamento que o batismo do Espírito Santo é uma experiência enviada por Jesus Cristo;
- Relacionar a ecologia à prudência sabendo que é por isso que tem pontos de contato com a moral;
- Compreender a educação como uma virtude e uma função tão natural e universal da comunidade humana que tem exigido muito tempo para ser plenamente compreendida;
- Reconhecer que a justiça se baseia nos direitos e deveres das pessoas;
- Conhecer cada situação com objetividade com o fim de adotar a atuação mais justa em cada caso.
HABILIDADES
DO 8º ANO
- Explicar que a adolescência é a fase do desenvolvimento humano que marca a transição entre a infância e a idade adulta;
- Explorar o conhecimento do educando que não se conhece a Deus, mas mesmo assim O amamos;
- Exemplificar que o ser humano é incompleto e que a cada dia está em busca dos pedaços certos;
- Argumentar com os discentes que a fé, mesmo quando é profunda, nunca é completa;
- Enunciar a famosa frase de São Tomé: é preciso ver para crer, ou se crer para ver;
- Descobrir que o batismo pelo Espírito Santo, também é um dom de Deus;
- Aprender que Jesus, não enaltece sua pessoa, mas sua prudência e que o ser humano prepare-se para o futuro, com base nos princípios bíblicos.
EIXOS
NOTEADORES DO 8º ANO
Olhe
ouça e pense
- O adolescente e o meio
Só
se ama o que se conhece
- Que você sabe de Deus?
- A beleza de Deus
Somos
incompletos
- Falsos deuses
A
fé que completa
- Fé e compromisso
Ver
para crer?
- A fé do centurião
- A coragem de viver como irmãos
- O batismo pelo Espírito Santo
O
espírito santo
- Viver é perigoso
Prudentes
como as serpentes
- Prudência e futuro
- Prudência e ecologia
- Temperando o viver
- A educação como virtude
- O monstro
Justiça
seja feita
- Justiça como virtude
- Justiça no antigo testamento
- Justiça no Novo Testamento
COMPETÊNCIAS
DO 9º
ANO
- Compreender as inúmeras respostas permeadas tanto de mentira quanto de verdade sobre a vida e, sobretudo após a morte, inserindo as atitudes éticas e filosóficas na construção da cidadania;
- Reconhecer que é um ser em constante processo de construção no conhecimento, e na fé possibilitando ações direcionadas ao bem estar;
- Identificar os valores do ser pessoal, social e afetivo;
- Compreender o mistério do transcendente, através das doutrinas, mitos, tradições religiosas e relações sistematizadas bem como a influência dos meios de comunicação nas relações dos povos.
HABILIDADES
DO 9º ANO
- Analisar sobre a verdade x mentira do ponto de vista moral e religioso;
- Valorizar o sentido real da vida buscando meios cautelosos para lhe dar com os prazeres que a vida oferece;
- Refletir sobre os tipos de amor, se perguntando sempre o que é amar de verdade;
- Discernir sobre a verdade absoluta nos discursos religiosos;
- Compreender toda a história do trabalho humano segundo a Bíblia e os meios de comunicação;
- Entender as diversas versões a respeito do Paraíso terrestre e celestial segundo a Bíblia;
- Compreender o sentido das alianças desde o casamento até os dez mandamentos;
- Argumentar sobre as ações dos profetas, propagando a tão esperada volta do Messias a Terra;
- Ler, analisar e compreender os escritos sagrados das diversas denominações religiosas, respeitando as doutrinas de cada uma, bem como a relação com o Senhor.
EIXOS NORTEADORES
DO 9º ANO
Viver a verdade
- O que é a verdade?
- Verdade x mentira
- À procura da verdade
- Pensar é preciso
O
sentido da vida
- A busca dos prazeres
- Além dos prazeres
- As drogas
- Para ser feliz
Amar
de verdade
- Os três níveis do amor
- Amor-paixão
- Amor – amizade
- Amor – caridade
A
história do trabalho
- No inicio era assim
- Depois fico assim
- Ambição x propriedade
Trabalho
alienado
- A escravidão
- O capitalismo
Trabalho e
realização
- A produção em série
Paraíso
terrestre: O mundo a ser construído
- O mundo ideal de gêneses
- Interpretação do paraíso terrestre
- Construindo o paraíso terrestre
Deus
e os povos unidos pela aliança
- Aliança de Deus com os homens
- Aliança do monte SINAI
- A cerimônia da aliança
Profetas:
enviados de javé
- O fracasso da monarquia
- Os profetas entram em cena
A
esperança messiânica
- As descrições do messias
O
messias esperando.
- O impacto das pregações de Jesus
- A escolha dos apóstolos
- Jesus e a lei
- As perseguições
- O novo reino
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