segunda-feira, 5 de março de 2012

PROPOSTA CURRICULAR DE ENSINO RELIGIOSO


PROPOSTA CURRICULAR DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA
SÉRIES 6º 7º 8º E 9º ANO
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

É imprescindível o ensino da disciplina de Educação Religiosa nas instituições escolares, todavia deve ser ministrada com cautela evitando uma posição monopolista e proselitista. É inegável que no mundo contemporâneo o ser humano valorize mais os aspectos sociais e materiais do que os dogmas religiosos.
O espaço escolar deve proporcionar a todo indivíduo a oportunidade de refletir sobre as questões fundamentais da existência humana, interpenetrando teoria e prática. É bom lembrar que o homem visa alcançar seu estado de realização integral, buscando sempre paz de espírito e segurança, é nesse aspecto que a religião desempenha sua função social, uma vez que o objeto de estudo é o transcendental.
O art. 33 da Lei nº 9394/96 diz o seguinte acerca da religião nas dependências escolares:


O enunciado do art. 33 da LDB fundamenta a importância da disciplina nas escolas, assegurando ao cidadão o direito à liberdade de escolha diante da pluralidade religiosa em nosso país. O universo religioso sempre é sensível matizado e pleno de sentidos, assumindo para cada sujeito peculiar papel na vida. Qualquer religião lida com os matizes de revelações, ordenações e alianças com o Eterno, por isso a liberdade de crença é assunto do foro íntimo do indivíduo, é questão de consciência, fé livremente escolhida e aceita nos seus princípios e decorrências.
Assim espera-se que não só no período escolar, mas ao longo da vida o ser humano entenda a formação histórica da idéia do transcendente e compreenda a estrutura religiosa nas organizações humanas, contemplando as diferenças do outro, a partir do contexto sócio – político – cultural, colocando o bem comum acima de seus interesses ou vantagens.

OBJETIVOS GERAIS
  • Favorecer ao aluno o conhecimento sobre os elementos básicos que compõem os fenômenos religiosos, a partir do seu contexto sociocultural;
  • Conceder ao educando a oportunidade de refletir sobre a história e origem dos textos sagrados, relacionando-os com as práticas religiosas nos diferentes grupos;
  • Compreender que a idéia do Transcendente em cada tradição religiosa se constitui no valor supremo de uma cultura, e que é de suma importância que o educando exteriorize suas idéias religiosas, reverenciando as diferenças do outro;
  • Compreender que em quase toda estrutura religiosa o objeto de estudo é o Transcendente.
  • Analisar a estrutura religiosa como um todo se colocando como parte integrante dela, se posicionando de forma lógica diante dos questionamentos, relacionando o conhecimento religioso adquirido com o seu próprio contexto;
  • Destacar os valores morais como subsídios importantes para o crescimento pessoal e social de cada indivíduo;
  • Analisar as mudanças e permanências na religião, articulando as perspectivas que contemplem a singularidade das diferentes tradições religiosas;
  • Conhecer as possíveis respostas dadas perante o fato morte, orientadoras das verdades de fé, da valorização em atitudes éticas e expressas em diferentes métodos de relacionar-se com o Transcendente, consigo mesmo, com o outro e com o mundo.

COMPETÊNCIAS DO 6º ANO
  • Compreender o mistério da Natureza através de uma historia do menino e o mar;
  • Refletir sobre a beleza artística através da religião;
  • Perceber os inúmeros significados atribuídos aos símbolos religiosos por diferentes grupos;
  • Compreender as inúmeras maravilhas do corpo humano e aprender a gostar do mesmo;
  • Refletir sobre os alicerces importantes na construção de cada denominação religiosa, enfatizando o significado das revelações oriundas do Transcendente;
  • Trabalhar a divisão da Bíblia diferenciando o Antigo do Novo Testamento;
  • Reconhecer quando o ser humano é bom ou quando é corrompido para a maldade;
  • Demonstrar através do livro de Gênesis a importância da Ecologia e as inúmeras belezas deixadas por Deus para o ser humano;
  • Compreender que amizade é aceitar o outro com todos os seus defeitos, confiar nele e ser responsável pelo seu bem estar;
  • Entender que não basta só ter sabedoria, mas ser a sabedoria, vivenciar e por em prática;
  • Compreender o que é ser cristão e tentar fazer o mundo melhor, respeitar o próximo e a natureza;
  • Compreender que o Novo Testamento está integrado de 27 livros, divididos em quatro grupos e giram em torno da vida de Jesus.

HABILIDADES DO 6º ANO
  • Discernir sobre o espetáculo da natureza manifestada pela ciência e pela religião;
  • Reconhecer a presença da virtude na beleza artística e as maravilhas do corpo humano;
  • Entender a importância da Bíblia na formação histórica dos povos;
  • Reconhecer a presença do transcendente a partir dos textos sagrados e nas divindades diversas;
  • Entender os ritos realizados pelos fiéis como uma forma de sentir a presença do transcendente;
  • Identificar nos cultos religiosos a base que dá sustentabilidade e valoriza o transcendente como parte integrante de toda estrutura religiosa;
  • Reconhecer se o próprio ser humano é bom ou mal para si mesmo

EIXOS NORTEADORES DO 6º ANO
O espetáculo da natureza
  • O menino e o mar
  • O poder de Deus sobre o universo
A beleza artística
  • Versículo inédito do Gênesis
As maravilhas do corpo humano
  • Ser feliz com nosso corpo

A Bíblia
  • Divisão da Bíblia
  • Conteúdo do Antigo Testamento
  • Conteúdo do Novo Testamento
Ser bom – Religião e Ecologia
  • Ser mais
  • Bondade e ecologia
  • Ser bom ou mau para si mesmo
Ser amigo
  • Ser amigo é ser companheiro
  • O amigo das horas más
Ser sábio
  • É preciso aprender
  • Nossas forças interiores
Ser cristão
  • As epístolas
  • O apocalipse
O novo testamento
  • Os evangelhos
  • Os atos dos apóstolos

COMPETÊNCIAS DO 7º ANO
  • Compreender a criação do mundo segundo a Bíblia e também conforme o que os cientistas pensam a respeito;
  • Entender que a inteligência nos permite conhecer, compreender e modificar a realidade, descobrir e criar soluções para os problemas;
  • Valorizar sua identidade religiosa na construção da família, escola e grupo social;
  • Compreender que os símbolos religiosos são como uma ponte que nos liga ao Transcendente;
  • Refletir sobre a própria liberdade, sabendo que é livre para suas próprias escolhas, mas também consciente das conseqüências que lhe trará o bom e o mau uso da liberdade;
  • Perceber que a dimensão da ignorância se refere à falta de conhecimento ou ignorar o conhecimento é negar a captação e aceitação do conhecimento científico;
  • Compreender que o ser humano é feito da mesma matéria e que, portanto possui o mesmo tipo de corpo, enfatizando que se há ou não fracasso, isso dependerá do existe dentro de cada um;
  • Incentivar a ler a Bíblia de forma edificante começando pelo Novo Testamento;
  • Proporcionar ao inicio de todas as aulas de religião uma leitura bíblica referente ao amor de cristo;
  • Reconhecer os valores na sociedade contemporânea e as exigências da natureza humana em relação ao tema.
HABILIDADES DO 7º ANO
  • Relatar a criação do mundo segundo a Bíblia, que não pode ser entendido como tratado científico, mas como um poema da criação de Deus;
  • Debater que a inteligência humana é um dom extraordinário que deve ser conhecido, cultivado e aproveitado;
  • Reconhecer a distinção entre a verdadeira inteligência e o simples raciocínio (instrução, memória, cultura ou erudição;
  • Discutir que a inteligência é uma questão de sensibilidade de espírito e não se aprende de maneira formal;
  • Reconhecer que a liberdade depende muito do meio social em que vivem;
  • Demonstrar que quem nasce e vive numa sociedade escravizada pelos vícios, pelo comunismo, pelas modas, pela ignorância e pelas superstições, encontra muita dificuldade em ser livre;
  • Expressar que sempre o ser humano será capaz de melhorar a sua conduta moral sabendo usar o bom senso e a ponderação;
  • Compreender a leitura bíblica com eficácia compreendendo este processo desde o Novo Testamento, fazendo as citações dos livros bíblicos corretamente e destinando um tempo diariamente para esta leitura;
  • Responsabilizar-se por seus próprios valores, adotando hábitos de autocuidado, respeitando os limites dos valores estéticos, compreendendo esta constante busca;
  • Atuar com perseverança na questão dos valores religiosos e morais para agir com responsabilidade em relação aos seus valores e aos dos outros;
  • Posicionar-se de maneira coerente, sabendo até que ponto vão os valores materiais em diferentes culturas, classes sociais, crenças e outros;
  • Reconhecer e interpretar o livro dos Provérbios afirmando a fé na dignidade inerente de todos os seres e no potencial intelectual, artístico, ético e espiritual da humanidade;
  • Reconhecer que todos os seres são independentes e cada forma de vida tem valor, independente de sua utilidade para os seres humanos.
EIXOS NORTEADORES DO 7º ANO
Somos gentes
  • O inicio da Terra e da vida
  • A criação do mundo segundo a Bíblia
Somos inteligentes
  • Novas descobertas sobre o cérebro humano
  • Os animais são inteligentes
Somos livres
  • O bom e o mau uso da liberdade
  • A ignorância
  • Os limites da liberdade
Somos capazes
  • Tal como sementes
Como ler a bíblia
  • Em busca do tesouro
  • Citação dos livros bíblicos

Os valores
  • O preço dos valores
  • Os valores estéticos
  • Valores materiais
  • Os valores morais
  • Valores religiosos
Ordem dos valores
  • O diamante
  • O livro dos provérbios
COMPETÊNCIAS DO 8º ANO
  • Explorar sobre a influência do contexto familiar no desenvolvimento psicológico do adolescente;
  • Esclarecer o conceito correto de liberdade, distinguindo-a de libertinagem provocada pelas más influências (grupos de adolescentes envolvidos no mundo da droga e da indisciplina perante a sociedade;
  • Reconhecer que a igreja deve preocupar-se mais em mostrar a beleza de Deus em todos os seus setores de atividades: celebrativo, catequese, pastoral, etc.;
  • Definir que Deus não precisa da nossa adoração é a humanidade que precisa adorar a Deus;
  • Descrever que a fé só é realmente adquirida, se o mesmo admitir que ele próprio tenha sido criado pelo Pai e seu nascimento por meio de Maria;
  • Descrever de acordo com o Novo Testamento que o batismo do Espírito Santo é uma experiência enviada por Jesus Cristo;
  • Relacionar a ecologia à prudência sabendo que é por isso que tem pontos de contato com a moral;
  • Compreender a educação como uma virtude e uma função tão natural e universal da comunidade humana que tem exigido muito tempo para ser plenamente compreendida;
  • Reconhecer que a justiça se baseia nos direitos e deveres das pessoas;
  • Conhecer cada situação com objetividade com o fim de adotar a atuação mais justa em cada caso.


HABILIDADES DO 8º ANO
  • Explicar que a adolescência é a fase do desenvolvimento humano que marca a transição entre a infância e a idade adulta;
  • Explorar o conhecimento do educando que não se conhece a Deus, mas mesmo assim O amamos;
  • Exemplificar que o ser humano é incompleto e que a cada dia está em busca dos pedaços certos;
  • Argumentar com os discentes que a fé, mesmo quando é profunda, nunca é completa;
  • Enunciar a famosa frase de São Tomé: é preciso ver para crer, ou se crer para ver;
  • Descobrir que o batismo pelo Espírito Santo, também é um dom de Deus;
  • Aprender que Jesus, não enaltece sua pessoa, mas sua prudência e que o ser humano prepare-se para o futuro, com base nos princípios bíblicos.

EIXOS NOTEADORES DO 8º ANO
Olhe ouça e pense
  • O adolescente e o meio
Só se ama o que se conhece
  • Que você sabe de Deus?
  • A beleza de Deus
Somos incompletos
  • Falsos deuses
A fé que completa
  • Fé e compromisso
Ver para crer?
  • A fé do centurião
  • A coragem de viver como irmãos
  • O batismo pelo Espírito Santo
O espírito santo
  • Viver é perigoso
Prudentes como as serpentes
  • Prudência e futuro
  • Prudência e ecologia

  • Temperando o viver
  • A educação como virtude
  • O monstro
Justiça seja feita
  • Justiça como virtude
  • Justiça no antigo testamento
  • Justiça no Novo Testamento

COMPETÊNCIAS DO 9º ANO
  • Compreender as inúmeras respostas permeadas tanto de mentira quanto de verdade sobre a vida e, sobretudo após a morte, inserindo as atitudes éticas e filosóficas na construção da cidadania;
  • Reconhecer que é um ser em constante processo de construção no conhecimento, e na fé possibilitando ações direcionadas ao bem estar;
  • Identificar os valores do ser pessoal, social e afetivo;
  • Compreender o mistério do transcendente, através das doutrinas, mitos, tradições religiosas e relações sistematizadas bem como a influência dos meios de comunicação nas relações dos povos.

HABILIDADES DO 9º ANO
  • Analisar sobre a verdade x mentira do ponto de vista moral e religioso;
  • Valorizar o sentido real da vida buscando meios cautelosos para lhe dar com os prazeres que a vida oferece;
  • Refletir sobre os tipos de amor, se perguntando sempre o que é amar de verdade;
  • Discernir sobre a verdade absoluta nos discursos religiosos;
  • Compreender toda a história do trabalho humano segundo a Bíblia e os meios de comunicação;
  • Entender as diversas versões a respeito do Paraíso terrestre e celestial segundo a Bíblia;
  • Compreender o sentido das alianças desde o casamento até os dez mandamentos;
  • Argumentar sobre as ações dos profetas, propagando a tão esperada volta do Messias a Terra;
  • Ler, analisar e compreender os escritos sagrados das diversas denominações religiosas, respeitando as doutrinas de cada uma, bem como a relação com o Senhor.
EIXOS NORTEADORES DO 9º ANO
Viver a verdade
  • O que é a verdade?
  • Verdade x mentira
  • À procura da verdade
  • Pensar é preciso
O sentido da vida
  • A busca dos prazeres
  • Além dos prazeres
  • As drogas
  • Para ser feliz
Amar de verdade
  • Os três níveis do amor
  • Amor-paixão
  • Amor – amizade
  • Amor – caridade
A história do trabalho
  • No inicio era assim
  • Depois fico assim
  • Ambição x propriedade
Trabalho alienado
  • A escravidão
  • O capitalismo
Trabalho e realização
  • A produção em série
Paraíso terrestre: O mundo a ser construído
  • O mundo ideal de gêneses
  • Interpretação do paraíso terrestre
  • Construindo o paraíso terrestre
Deus e os povos unidos pela aliança
  • Aliança de Deus com os homens
  • Aliança do monte SINAI
  • A cerimônia da aliança
Profetas: enviados de javé
  • O fracasso da monarquia
  • Os profetas entram em cena
A esperança messiânica
  • As descrições do messias
O messias esperando.
  • O impacto das pregações de Jesus
  • A escolha dos apóstolos
  • Jesus e a lei
  • As perseguições
  • O novo reino

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